quinta-feira, março 17, 2011

Japão: antes e depois

O terrível terramoto que assolou o Japão na passada sexta-feira, com principal incidência no nordeste da ilha de Honshu, a maior de quantas compõem o arquipélago japonês, deixou "cicatrizes" profundas nas paisagens.
Essas marcas, como já todos sabem, foram resultado do maremoto (tsunami) que se formou na sequência do sismo e podem ser verificadas no conjunto de imagens disponibilizadas pelo Google Earth e aqui tratadas pelo sítio norueguês VG Nett. Clicar na imagem para ver no sítio original e com o passar do rato sobre a imagem, visualizar o "antes" e o "depois".


Mas não foi só o Japão que ficou com "cicatrizes" deste sismo. A Terra também ficou com a inclinação do seu eixo afectada, resultado num encurtamento da duração do dia...

"O terramoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter que atingiu o Japão na passada sexta-feira pode ter afectado o eixo de rotação da Terra, que se deslocou entre dez e quinze centímetros, segundo um estudo preliminar do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), em Itália. Trata-se de uma mudança que pode interferir ligeiramente na duração dos dias, pois a rotação da Terra acelerou 1,6 milissegundos." (Clicar aqui para continuar a ler no sítio Ciência Hoje)

Este vídeo com origem no Brasil, ajuda a entender...


3 comentários:

Anónimo disse...

Professor eu tenho muita pena das pessoas que moram na zona afectada, pois ficaram sem as suas habitações , etc.
Esta catástrofe natural foi mesmo muito grave.

Anónimo disse...

Desculpe professor esqueci-me de meter a identificaçao :

8D3

Anónimo disse...

Bem aquilo ficou mesmo destruído.
Mas o que me revolta é que passam informação falsa como por exemplo aquilo que o professor disse sobre a Central Nuclear

8ºD 23