domingo, fevereiro 06, 2011

Espaço congestionado de satélites

Reparem como o nosso planeta começa a ficar com o seu espaço orbital próximo bastante congestionado por "maquinetas" produzidas pelo Homem. É de ter em consideração que os "bonecos" que representam os satélites não estão à escala e, por isso, estão exagerados na sua dimensão, dando também uma percepção exagerada do problema. 
Ao analisarmos esta "nuvem" verificamos que contém muito "lixo espacial", tal é o número de satélites que não estão activos (aparentemente só os satélites com etiqueta verde é que estão presentemente activos). E aqui não estão outros detritos que incluem restos de foguetões e até uma luva abandonada por um astronauta. O ficheiro que permite a visualização dos satélites em tempo real, apresentado no  Google Earth Blog, demora um pouco a carregar nesta janela do Google Maps...




...ou então ver este vídeo:


2 comentários:

Anónimo disse...

Algumas funerárias já quiseram deitar restos mortais de humanos para o espaço...Mas a gente também e' burra, porque em vez de estarmos a inventar armas, podia-mos inventar algo que desse para limparmos o lixo que lá anda no espaço...Pois é!

Ana C. 8ºD/nº1

Anónimo disse...

Isto é mesmo de mais.
Tanto lixo que é produzido e mandado para o espaço, estamos a fazer com o que o espaço fique "projudicado" , estamos a poluir demasiado, e concordo com o comentario anterior deviamos estar a fazer alguma coisa contra isto.



8D nº3