domingo, dezembro 12, 2010

Estará de facto, o estado do tempo a ficar louco?

Relembremos o que o Inverno passado nos trouxe e que não diferiu muito daquilo que tivemos com a vaga de frio que avassalou a Europa neste final de Outono (infografia animada da revista Visão, on-line).


Curiosamente, este estado de tempo alterou-se no sul da Europa, para uma nova vaga, mas desta vez com temperaturas acima do normal para a época.
Seja ou não normal, mais uma vez as alterações climáticas foram debatidas ao mais alto nível e, desta vez, alcançando resultados positivos.
Falo da Cimeira de Cancún e dos resultados obtidos, aparentemente serem promissores para uma eficaz redução das emissões de gases com efeito de estufa de modo a desacelerar o aquecimento global.
Sim, porque apesar das vagas de frio que temos vindo a sentir, as médias registadas apontam para um aumento da temperatura, como deu a conhecer o Instituto de Meteorologia que já dá o ano de 2010 como um dos três mais quentes desde 1850 (ver notícia aqui).
Para saber quais as principais decisões alcançadas nesta conferência promovida pelas Nações Unidas na cidade mexicana de Cancún, consultar aqui, a notícia do jornal Público on-line.

Sem comentários: