sábado, dezembro 04, 2010

E o Inverno ainda não chegou...

... mas já se faz sentir por esta Europa fora.
Graças a uma massa de ar fria com origem na Sibéria, a Europa central e oriental manteve-se ontem paralisada, com os transportes aéreos, viários e ferroviários ainda muito afectados, devido à ocorrência de fortes nevões acompanhados de temperatura muito baixas para a época.

NOTA: Quando a jornalista que dá a notícia faz referência a "correntes de ar", deveria dizer "massas de ar" e quando fala de "onda polar com origem na Sibéria", deveria dizer "massa de ar polar de origem siberiana com trajecto continental".

2 comentários:

Anónimo disse...

A neve é LINDA só que o que ela causa é uma tristeza. E custa-me ver milhares de pessoas a MORRER.

Sera que somos nós que causamos este catastrófico acidente ?




8ºDº22

Prof. Miguel Fernandes disse...

A neve não é resultado de qualquer tipo de acção humana.
No entanto, o aumento gradual das emissões de gases com efeito de estufa (em que a libertação do CO2 tem um papel importante quando queimamos combustíveis fósseis), são responsáveis pelo aquecimento global do planeta e pelas alterações do clima.
Estas alterações climáticas reflectem-se em estados do tempo extremos.
Nevar onde tem nevado, é normal ocorrer, mas com tanta frequência e intensidade é que já pode fugir a essa normalidade.
Dizemos então que estão a ocorrer alterações climáticas. No passado já as houve sem intervenção humana. Basta pensar nas glaciações. Mas quando o Homem está a introduzir alterações na constituição química da atmosfera, é de esperar que tenha influência nessas referidas alterações climáticas.