quinta-feira, novembro 11, 2010

Visita de estudo ao IM

.
Hoje foi dia de visita de estudo ao Instituto de Meteorologia - Estação Meteorológica e Aerológica de Lisboa, onde fomos muito bem recebidos pela Drª Luísa Andrade.
O ponto alto da visita foi o lançamento do balão sonda. Aqui deixo algumas fotos, cujo álbum espero vir a completar com as fotos tiradas por alguns dos alunos do 8º D.
Para relembrar algumas variações que ocorrem devido ao factor altitude deixo uma aplicação da Educapus.org onde se pode simular as diferentes altitudes a que um balão pode ir e quais as condições por este encontradas em termos de pressão atmosférica, temperatura e densidade do ar. O balão sonda também transmite os dados relativos à humidade do ar, assim como a sua posição exacta que permite determinar a direcção e intensidade do vento, assim como a altitude a que se encontra.
.

.
Photobucket

.
Observem agora este vídeo que nos mostra o "passeio" de um balão sonda, neste caso, apenas como uma câmara de vídeo (Iphone). Este subiu apenas até pouco mais de 18 km de altitude. No entanto, é normal atingirem perto do 30km!
.

.

6 comentários:

Anónimo disse...

A visita foi muito interessante. As fotos estão muitos giras. Espero fazer hoje uma das geochaches de odrinhas. Fui visitar a pagina delas no site e acho que já sei mais ou menos a sua localização agora é só procurar.
23 8ºD

Anónimo disse...

O balão parece uma coisa muito simples mas dá tantas informações.

8D Nº7

Beatriz Lima ( Bii@) disse...

A comparar com as outras galerias as fotos são ,muito poucas. Mas, mostra muito bem os instrumentos que vimos, como os Termómetros de profundidade, Urómetro. etc...
Deu para ver o quanto divertida foi a visita de estudo. O que mais gostei foi o abrigo meteorológico.
Não consegui subir ao tecto do establecimento porque estava com vertigens, mas acredito que
tenha sido muito bonito. Professor e colegas, tenho uma questão, como eu não subi no telhado das enstalações porque tinha vertigens o que e que era aquele coco no telhado? Era algum instrumento? Fiquei muito intigrada com essa pequena questão...

Prof. Miguel Fernandes disse...

Olá B.L.
O "coco" a que te referes, é uma cúpula de fibra de vidro que serve para cobrir uma antena parabólica rotativa e o respectivo equipamento de controlo. Esta antena está fora de serviço por já estar obsoleta e servia para receber a informação meteorológica transmitida pelo balão sonda.
Quanto aos instrumentos, quando te referes ao "úrometro" deves querer referir-te a udómetro, que mede a quantidade de precipitação.

Anónimo disse...

Professor eu também gostei muito da Visita de Estudo e das fotografias que o professor tirou!
Eu consegui subir ao tecto do estabelecimento e a vista era mesmo fantástica!

8D3

Anónimo disse...

A visita foi gira. E as fotos também estão engraçadas.
No vídeo os miúdos a fazer a contagem é sempre "a abrir". É mesmo ter coragem gastar tanto dinheiro num IPHONE e lança.lo para o espaço. é fixe ele lá em cima. É pena que quando o balão arrebentou o para-quedas pôs.se a frente da camera
8D 23