sábado, novembro 13, 2010

Geocaching


"Geocaching é uma caça ao tesouro, de alta tecnologia, em todo o mundo, realizada por entusiastas equipados com receptores GPS. A ideia é procurar contentores físicos, chamados de geocaches, ao ar livre e partilhar a experiência online. Todas as pessoas podem praticar geocaching! Isoladamente ou em grupo, o geocaching é uma boa forma de juntar os amigos e a família proporcionando diversão ao ar livre."

Esta é a definição de Geocaching que podemos encontrar no principal website sobre esta actividade - www.geocaching.com.
Qualquer pessoa pode inscrever-se neste site e começar a procurar geocaches. Hoje em dia muitos possuem GPS, ou telemóveis com capacidade GPS, que possibilitam a sua localização exacta e o geocaching pode ser uma divertida utilização desta potencialidade.
Os passos a dar para fazer geocaching são:
  1. Fazer o registo gratuito em www.geocaching.com como "Basic Membership";
  2. Clicar em "Hide & Seek a Cache" (Esconder e procurar a cache);
  3. Procurar a localização próxima do local onde queremos fazer a nossa "caça" (a localização pelo Google Maps é uma boa opção);
  4. Escolher uma geocache da listagem apresentada e clicar no sua designação;
  5. Copiar ou descarregar as coordenadas da geocache para o GPS ou telemóvel e ler com atenção as descrições disponibilizadas;
  6. Utilizar o equipamento GPS para nos guiar até à geocache;
  7. Assinar e efectuar o registo no livro de registos (logbook) e voltar a colocar a geocache no local original;
  8. Se for retirado qualquer objecto de troca, deve ser deixado um outro objecto de valor equivalente;
  9. Se for retirado um "travel bug" ou uma "geocoin" deve ser consultado no site www.geocaching.com, o que fazer com este objecto - Atenção: não é para ficar na nossa posse por mais de duas semanas; Geralmente, o "travel bug" ou "geocoin" tem como objectivo andar de geocache em geocache, pelo mundo fora;
  10. Partilhar a nossa experiência de geocaching, colocando as nossas histórias e fotos, no site anteriormente indicado;
  11. Se for essa a intenção, podemos consultar no site, como criar e esconder a nossa geocache, para que outros a tentem encontrar.
Ver o vídeo (clicar em CC para configurar as legendas para língua portuguesa).


.
O Geocaching nasceu há 10 anos. Neste vídeo, podemos ver o crescimento de geocaches escondidas nos nosso país, até ao mês passado.
.

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que fazer geocashing é muito divertido, por isso é que houve uma grande evolução em Portugal, e para além disse geocashing pode-se fazer em quel quer lugar do Mundo!

8D3

Anónimo disse...

Professor eu e outro aluno da turma vamos começar a fazer. Como há algumas perto da minha casa e uma Multi-Cache ainda melhor. Estas são boas para começar a praticar GeoCaching. Também ando a tentar converser os meus pais a começarem a fazer comigo.
Parabéns pelo aspecto do Blog!!
8D23

Anónimo disse...

No meu comentário anterior eu escrevi converser e é convencer. :D

Anónimo disse...

É uma actividade interessante, mas algumas caches estão em sítios muito difíceis de alcançar, é pena não recebermos o prémio, mas isso não importa.

8ºD nº 1

B.L nº4 8ºD disse...

O site oficial é: www.geocashing.com.

De: B.L
Para: Prof. Miguel Fernandes (Geografia e Área de Projecto)

Mensagem:

Surgestão: Porque é que o professor não realizar um "caça ao tesouro", como visita de estudo com a turma e fazemos tudo isso?
O prof. ao longo da visita ia nos lembrando conceitos relacionados com a Geografia, durante a visita. O prof. é que decide, mas acho que seria muito gatrificante. Professor, para uma pessoa realizar uma aventura de GeoCashing é obrigatório realizar a inscrição em www.geocashing.com?

Atenciosamente,

B.L nº4 8ºD