terça-feira, novembro 23, 2010

Carta sinóptica

A carta sinóptica é um mapa que nos apresenta alguns elementos que caracterizam o estado do tempo, numa determinada região e momento. As cartas sinópticas ou carta meteorológicas, como também são designadas pelo Instituto de Meteorologia (IM), são um excelente meio para representar as previsões dos estados do tempo, sob forma cartográfica. Pena é que o IM não exiba os sistemas frontais associados aos centros de baixas pressões. A solução é a de consultar as cartas sinópticas dos serviços meteorológicos britânicos - MET OFFICE.

Podemos comparar a carta sinóptica com as fotografias de satélite. Os centros de baixas pressões (L - Low) são perfeitamente visíveis com o seu enrolar pela direita, por se encontrarem localizados no hemisfério norte.

Na carta sinóptica, são também de destacar as frentes frias (linhas azuis com triângulos), as frentes quentes (linhas vermelhas com semicírculos) e as frentes oclusas (linhas violeta com triângulos alternados por semicírculos). Para compreendermos o que se passa à superfície, em corte, consultar as aplicações que se seguem:



(Cold front - frente fria; Warm front - frente quente; Occluded front - frente oclusa; Stationary front - frente estacionária)

Sem comentários: