sexta-feira, Outubro 15, 2010

O movimento aparente do Sol: ao longo do dia e ao longo do ano

.
O movimento aparente do Sol resulta do movimento de rotação da Terra. Outras consequências da rotação da Terra traduzem-se na sucessão do dia e da noite e na variação da temperatura do ar ao longo das 24 horas do dia. Com este simulador podemos visualizar o movimento aparente do Sol na esfera celeste, quer ao longo do dia, quer ao longo do ano.
.

.
Devido ao movimento de translação da Terra e à inclinação do seu eixo, o Sol não faz o mesmo trajecto (movimento aparente) ao longo do ano. No simulador que se segue, podemos visualizar o percurso diário do Sol na esfera celeste, ao mesmo tempo que podemos ver a sombra ao meio dia, dia após dia, da Universidade do Nebraska, E.U.A.
.
Photobucket
.
Neste simulador, podemos comparar a duração dos períodos diurno/nocturno, ao longo do ano e nas diversas latitudes. Estas variações são resultado do movimento de translação da Terra e da inclinação do seu eixo.
.

.
Nos dois simuladores que se seguem, é possível compreender como a translação da Terra e a inclinação do seu eixo provocam a diferença da duração do dia e da noite, assim como o Sol descrever o seu movimento diurno aparente, mais próximo ou mais afastado do horizonte.
.

.
Todos os simuladores aqui apresentados são desenvolvidos pela Universidade do Nebraska, nos E.U.A.
.

5 comentários:

Anónimo disse...

Com estas aplicações podemos observar e aprender melhor a duração dos dias e das noites nos dois Hemisférios ( Sul e Norte) Também podemos compreender os Equinócios e os Solistícios.

8D3

Anónimo disse...

Estes simuladores são muito interessantes e ajudam muito a estudar. Fiquei a perceber muito mais coisas e a decorar.
8ºD 23

Anónimo disse...

Muito Bom!!! Parabéns...

Anónimo disse...

Adorei os simuladores, são extremamente úteis e auxiliam muito a compreender alguns conceitos como Solstício, Equinócio e o movimento da Terra. Parabéns!!!

Anónimo disse...

Gostei da apresentacao so que foi falado muito pouco sobre o movimento aparente do sol. Mas mesmo assim conteudo muito util para estudantes
4°serie A