terça-feira, agosto 17, 2010

O Mundo em chamas...

.
Enquanto os incêndios continuam a consumir parte considerável da nossa floresta, para desespero dos nossos bombeiros e de quem vê os seus haveres e, infelizmente, por vezes, os seus familiares e amigos perecer, sem esquecer o grave impacte nos biomas afectados, perguntamos: porque arde Portugal?
Não é difícil adivinhar que a causa humana está na origem deste problema, principalmente quando vemos o elevado número de incêndios no norte de Portugal, em contraste com o que se passa na vizinha Espanha.
Noutros locais são as causas naturais - principalmente, trovoadas - as principais responsáveis pelos incêndios florestais, acompanhadas da incapacidade das populações no combate às chamas, ou por escassez de meios ou pela vastidão do território.
Podemos acompanhar a distribuição dos incêndios florestais a nível mundial, no sítio FIRMS (Fire Information for Resource Management System), numa parceria com destaque para a NASA e a Universidade de Maryland. Clica na imagem para consultar o mapa interactivo e verificar quais os continentes e países mais afectados por este flagelo...
.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

É mesmo horrível o que nós estamos a fazer ao nosso mundo, somos o único animal que destrói o seu habitad.

A.R.T nº3 7ºE