sexta-feira, agosto 06, 2010

Geografia da bomba atómica

.
6 e 9 de Agosto de 1945, ficaram para a História como os dias em que os Estados Unidos da América puseram um ponto final na II Guerra Mundial, com os ataques nucleares às cidades japonesas de Hiroshima e Nagashaki.
Destes ataques resultou a morte de mais de 200 000 pessoas, na sua maioria civis indefesos, mas também a rendição do Japão e o fim de um conflito que já tinha custado a vida de mais a 70 milhões de pessoas.
O mapa animado que se segue - "1945-1998" -, da autoria de Isao Hashimoto, mostra-nos todas as explosões nucleares que ocorreram no nosso planeta, desde o primeiro teste nuclear em território norte-americano, até à 2053ª detonação nuclear que ocorreu em 1998.
Estados Unidos da América do Norte, União Soviética, Reino Unido, França, Republica Popular da China, Índia e Paquistão, são as nações responsáveis por este sinistro "fogo de artifício".
Neste trabalho não estão incluídos os dois teste nucleares realizados pela Coreia do Norte, em 2006 e 2009, assim como as eventuais experiências levadas a efeito por Israel e África do Sul.

.

.

2 comentários:

Anónimo disse...

A energia nuclear comparada com a antimatéria não é nada.
A antimatéria liberta energia com uma eficiência de 100% enquanto a nuclear liberta apenas com uma eficiência 1,5%.


Ana C., 7ºE/nº2

Anónimo disse...

Pois. Mas os militares nao vao usar uma bomba com energia para destruir o planeta Terra 8 vezes.


7ºE Nº9