segunda-feira, abril 19, 2010

Porquê tanta cinza?

.
.
Os efeitos negativos provocado pelo Eyjafjallajökull nas actividades humanas são por demais evidentes. Do elevado número de passageiros retidos nos aeroportos europeus, do prejuízo das companhias aéreas que não puderam realizar os voos programados e que ainda tiveram que providenciar alojamento para grande parte desses passageiros de acordo com os direitos vigentes na União Europeia, aos prejuízos no transporte de mercadorias perecíveis (tais como legumes e flores), são imensas as consequências do impacte com origem na pluma vulcânica do Eyjafjallajökull e amplamente noticiadas nos média. Mas qual a razão deste vulcão produzir tanta cinza que pode danificar os motores dos aviões de passageiros, pondo as suas vidas em risco?

O vulcão Eyjafjallajökull no Sul da Islândia teve o seu episódio eruptivo mais recente a 20 de Março, com uma segunda erupção mais violenta a 14 de Abril. Porém, esta erupção não sendo extraordinariamente poderosa, derreteu uma grande quantidade de gelo do glaciar que, em seguida, arrefeceu a lava fragmentando-a em partículas de vidro arenoso que foram expelidas pela corrente quente e ascendente da pluma vulcânica. Foi esta combinação, aliada aos ventos que têm soprado para sudeste, que estão na origem de todos estes contratempos sentidos por tantos.

Na foto acima, no site Astronomy Picture of the Day,
as descargas eléctricas iluminam as cinzas expelidas pelo vulcão Eyjafjallajökull.

Para saber mais sobre vulcanismo, explora a aplicação interactiva que se segue:
.


.
Neste vídeo da ITN News podemos observar as descargas eléctricas...
.

.

5 comentários:

Joan Reis 9ºC disse...

Espantoso!! :O

Anónimo disse...

Professor a imagem está "brutal", o vídeo também e aquilo do vulcão e vulcanismo também.


Rúben 7ºe nº24

Anónimo disse...

isto é muito mau, felizmente que nós vivemos num pais santo e que se deus quiser não nos aconteça nada de mal ao longo destes anos que vão passando, mas como o mundo anda não se sabe.

Ouvi na televisão que na quinta-feira no intrevalo do jogo de futebol vai dar um documentario á 5 séculos atraz o que aconteceu e no que irá aconteçer no futuro deve ser muito intressante.

7e5

Anónimo disse...

Se o vulcão principal entrar numa grande erupção e se cubrir quase toda a Terra, o Sol não consegue penetrar e depois teríamos o arrefecimento global?


A.R.T nº3 7ºE

Anónimo disse...

Professor eu é que não queria ver o vulcão a deitar cinzas, lava,etc
Eu concordo com aquilo que o 7E5 disse , ainda bem que nós vivemos e Portugal e que não temos vulcões por perto para além o dos Açores!

7E4