domingo, fevereiro 21, 2010

As cheias têm apenas causas naturais?

.
As cheias resultam de chuvas intensas e é de esperar que ocorram com uma frequência que varia com as características climáticas e orográficas de uma determinada região. Mas a acção humana é determinante para o eventual agravamento das consequências das cheias.
Vejamos esta aplicação interactiva produzida pela Universidade do Kentucky (EUA) que para além de explicar porque ocorrem cheias, permite simular as consequências destas, de acordo com o tipo de ocupação do solo e das estratégias para as prevenir. Mesmo que não entendas o texto em inglês, tenta compreender o que te é mostrado graficamente.


De seguida podes tentar completar o jogo que é disponibilizado pela Biblioteca Virtual de Desastres Naturais da Nicarágua.
O objectivo é eliminar os erros visíveis na paisagem, arrastando os ícones que se encontram na barra superior sobre os referidos erros de modo a eliminá-los. Podemos clicar na tecla "Que llueva" (que chova) para ver se ocorre cheia e em "restabelecer" para voltar a corrigir a paisagem. As setas à direita e à esquerda do cão, permitem navegar pela paisagem. Quando concluídos as tarefas, a paisagem fica com o aspecto que podes ver na imagem abaixo e o rio corre azul e limpo.
.

.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Este jogo como está em espanhol percebe-se (um bocado mal)mas é complicado.


7e24

Anónimo disse...

Tambem acho que um bocado díficil preceber mas é muito giro apesar de ser difícil.

7E4