sexta-feira, novembro 20, 2009

Escalas e "Powers of Ten"

.
Powers of Ten” é um documentário sobre o conceito de escala e foi realizado pelo casal Ray e Charles Eames em 1977, para a empresa IBM.


Este documentário mostra-nos, de modo vertiginoso, cenas que revelam o tamanho relativo das coisas, desde um casal que se encontra a fazer um piquenique num parque de Chicago (EUA), até à imensa vastidão do Universo. Depois, retoma à escala do casal para "descer" até ao infinitamente pequeno das partes do átomo, na mão do homem.

À medida que que nos deslocamos a partir do casal em direcção ao espaço profundo, realizamos afastamentos verticais cujos valores sofrem alteração pelo efeito da adição de mais um zero à altitude inicial de 1 metro: 10 metros, 100 metros, 1000 metros, 10 000 metros... Depois, "mergulhamos" fazendo o caminho inverso até ao nível subatómico. De salientar que estamos a tratar com potências de 10 (Powers of Ten)!

Apesar da sua idade, este documentário continua a ser uma referência em exposições por este Mundo fora, acerca do "infinitamente pequeno até ao infinitamente grande". Vejam o vídeo e explorem a aplicação animada. Bem sei que está em inglês, mas com a minha ajuda e da vossa professora desta língua estrangeira, podem tentar explorar estes dois recursos.
.

Vimeo



1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito do video. Acho que o video é muito interessante e ajuda a perceber um pouco da matéria leccionada.



Ana C.