domingo, julho 19, 2009

"The Eagle Has Landed!"


No dia 20 de Julho de 1969, escreveu-se uma das mais impressionantes páginas da História da Humanidade.
.
.
Dos três astronautas que compunham a missão Apollo 11, Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins, foi Armstrong quem ficou para a posteridade como o primeiro homem a pisar a Lua. Ficou célebre, a frase que proferiu então: "That's one small step for (a) man; One Giant leap for Mankind" (Um pequeno passo para um homem, um gigantesco salto para a Humanidade).
Todo o feito tecnológico em si é de uma magnitude considerável atendendo que os computadores que equipavam os módulos de comando, lunar e de serviço, tinham menor capacidade de computação do que qualquer telemóvel que hoje transportamos connosco!
Alguns contestam a utilidade de tal feito e afirmam ter sido produto de uma guerra desenfreada para a afirmação da supremacia tecnológica e, consequentemente, bélica, entre os Estados Unidos e a então União Soviética. Outros há, que afirmam tal nunca ter acontecido e ser uma mera colagem de efeitos especiais para enganar o mundo inteiro (e os Russos, concorrentes em todo o processo, não denunciavam imediatamente a fraude e iam na "cantiga"?! - pergunto eu aos crentes da teoria da conspiração).
Porém, é inegável o valor do feito e o reconhecimento das capacidades e coragem de todos quantos se envolveram em tão grandiosa empresa.
.
.
Para que possamos "entrar" no módulo lunar e "ir" à Lua, a NASA convida-nos a explorar esta aplicação interactiva (clicar na imagem):
.
(Actualização 20.07.2009)
We Choose the Moon - Um website deveras espectacular e interactivo, da responsabilidade do John F. Kennedy Presidential Library and Museum, com muitos vídeos, fotos e comunicações áudio da missão Apollo 11 (clicar na imagem).


Aconselho também, a exploração de um novo recurso disponibilizado pelo Google Earth: no modo "Lua", escolher a "Camada" - "Galeria Moon/Passeios guiados/Apollo 11: Buzz Aldrin", e então é assistir a este evento multimédia com descrições do astronauta Buzz Aldrin que acompanhou Armstrong nesta ida à Lua.



1 comentário:

Anónimo disse...

Esta absulutamente lindissimo! Dá para acompanhar as naves desde a saida da Terra e entrada do espaço e a saida do espaço e entrada da Terra. Além disso dá para conhecer melhor as naves. ADOREI




7E-nº16