quarta-feira, abril 22, 2009

Dia da Terra

Hoje é o Dia da Terra!
Se nos 365 dias do ano apenas dedicarmos um dia ao combate das maleitas que afectam o nosso planeta, então o desfecho é inevitável e de todos sobejamente conhecido.
Para alterarmos este estado de coisas, devemos adoptar medidas práticas no nosso dia-a-dia. A última medida que adoptei, foi a de recolher a água fria que saía enquanto espero que o meu duche tenha a temperatura adequada e depois reutilizar essa água no autoclismo.
Para quem não tem ideias do que deve fazer para contribuir para a redução da sua "pegada ecológica" aqui fica uma aplicação interactiva do sítio norte-americano Earth Day Network. Nesta aplicação podemos fazer o papel virtual de um típico cidadão norte-americano ou australiano (aconselho a escolher este último para que utilizem unidades métricas) e avaliar o impacte ambiental das opções tomadas no seu dia-a-dia. No final, esta aplicação que na realidade se trata de um calculador da "pegada ecológica", in
dica-nos quantas Terras são necessárias para alimentar um estilo de vida como aquele que simulámos.
.


.
Outro simulador de cálculo da "pegada ecológica" muito interessante e com a vantagem de estar em português, é o que de seguida mostro, da WWF Brasil. Clicar na imagem para entrar no calculador.

.
.

Sem comentários: