quarta-feira, março 18, 2009

Causa ou consequência?

.
O trabalho infantil existe porque um determinado país não é desenvolvido ou o país não é desenvolvido porque, entre outras causas, também há o trabalho infantil?
Ou será que ambas as situações são verdadeiras e fazem parte dum ciclo vicioso do qual o trabalho infantil é apenas uma das componentes?
Quero "ouvir" a opinião dos meus alunos...
Entretanto consultem a seguinte apresentação da Organização Internacional do Trabalho sobre o trabalho infantil e pensem...

"E se um destes rapazes ou raparigas que aqui vejo e que não podem ir à escola, fosse eu mesmo!"
.

7 comentários:

Ricardo Barbosa disse...

Professor estou um pouco confuso, consequência ou causa? Pergunta que dá um pouco que falar e pensar...
Poderá ser consequência pois se o país não é desenvolvido, as crianças terão de ir trabalhar para ser mais um rendimento da familia, mas poderá ser uma das causas do país ser pouco desenvolvido pois se existir tabalho infantil, existe mão-de-obra barata o que pode fazer com que o país não desenvolva.
Estou curioso de ver as opiniões dos meus colegas, para confrontar as minahs ideias e pensamentos com os deles.

Miguel Lima disse...

Eu acho que é os paises não desenvolvidos é que existe o trabalho infantil porque nao têm condições para viver nem de vida!

Sandro Sousa disse...

Acho que este problema que determinados países em desenvolvimento sofrem é um ciclo vicioso e que amas as situações referidas estão verdadeiras. Se não for os países desenvolvidos a quebrar este problema, muito dificilmente estes poderam faze-lo sosinho.

Mauro disse...

O slideshow mostra-nos como o mundo é cruel para as crianças no países em desenvolvimento, concordo em que nós (Países Desenvolvidos) apoiemos esta causa e ajudemos estas crianças, que não têm oportunidade de serem crianças e de terem uma vida normal como nós tivemos, espero k os meus coelgas sejam da mesma opinião...

bernardo silva disse...

Penso que está mal, esses países deviam ter outras leis e outras regras, pois as crianças deviam ir à escola para tirarem profissões mais especializadas para que possam tanto elas evoluir, como o seu país. Também há aqueles que optam por emigrar, para tirar cursos especializados, mas depois de os tirar, deviam voltar a seu país, para ensinar a outros ou para exercer essa profissão nesse país.

Miguel Pires disse...

Eu acho que o trabalho infantil é uma realidade não só dos países em desenvolvimento mas também nos países desenvolvídos. Esta causa esta a ser acompanhada pelo IPEC fazendo com que este trabalho infantil diminua

Carla disse...

É um pouco confuso porque não sabemos muito bem se o trabalho infantil é uma causa ou consequência...
Eu acho mal o trabalho infantil,porque estão a "escravizar"uma criança.Não é só um problema dos países em desenvolvimento mas também dos países desenvolvidos.